Os pés nem sempre recebem a atenção que merecem, mas sua importância é incontestável. Como qualquer outra parte do corpo, os pés também precisam de cuidados e a escolha do calçado faz toda a diferença.
Os pés nem sempre recebem a atenção que merecem, mas sua importância é incontestável. Como qualquer outra parte do corpo, os pés também precisam de cuidados e a escolha do calçado faz toda a diferença.
Uma boa saúde dos pés é primordial para o restante do corpo, ninguém consegue ficar de bom humor com dor no pé por causa de um sapato apertado ou desconfortável. Objeto de desejo para uns, missão impossível para outros, escolher os sapatos perfeitos pode ser uma verdadeira odisseia. Não há nada melhor como chegar ao fim do dia e não precisar colocar os pés de molho.
Devido a rotina profissional, cada vez mais acelerada, mulheres sofrem com sapatos de salto muito alto, bico fino ou plataformas; os homens, com sapatos apertados, sem ventilação e com meias inadequadas também entram para o time dos que reclamam de dores nos pés ao final do dia. Tanto desconforto é sinal que algo está errado: ou a saúde dos pés não vai bem ou o calçado não é o ideal para ser usado. O bom é investir em pares confortáveis, que podem “levar” você a todos os lugares, das 10 da manhã às 10 da noite.
Mas o que é um sapato ideal? É aquele que pode ser usado o dia todo, sem causar nenhum desconforto, bolhas, calos, má circulação do sangue e do ar, problemas na coluna ou deformidade da ponta dos pés. Aquele que você esquece que está usando, que é leve, confortável e feito com um bom material. Por isso, é extremamente importante escolher muito bem um calçado na hora da compra, o que vai beneficiar os pés de várias maneiras.
Para não errar na hora da compra, alguns cuidados são importantes:
- Faça a compra no fim da tarde ou à noite, porque o pé incha ao longo do dia.
- Veja qual dedo do pé é maior; na hora de calçar, é preciso haver 2,5 cm de folga em relação a esse dedo.
- Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato esteja confortável.
- Dê preferência para calçados feitos com couro, o material ajuda na boa transpiração dos pés.
- Observe se o sapato se adapta aos dedos — que devem ficar livres dentro do sapato — e ao calcanhar. Dê uma voltinha para ver se o calçado oferece um bom equilíbrio e ande um pouco com os calçados novos pela loja para sentir como se adaptam aos pés.
- As mulheres que gostam de saltos altíssimos devem restringir o uso destes desses sapatos para ocasiões especiais.
- Experimente os dois pés para ter certeza que ambos estão confortáveis. Os pés podem variar de tamanho.
- Ande um pouco com os sapatos novos pela loja para sentir como se adaptam aos pés.
- Sandálias abertas não são adequadas para caminhar! O uso de sandálias força a musculatura dos dedos. Prefira sandálias com tiras que prendam os pés ao calcanhar.
- Calçados com solas macias e absorventes podem ser mais confortáveis, principalmente se a atividade profissional o obriga o usuário a ficar muitas horas em pé.
- Esqueça aqueles períodos de amaciar os sapatos! Não compre sapatos apertados nem largos. Os largos em demasia podem provocar bolhas nos pés.
- Lembre-se sempre que o sapato deve se adaptar aos seus pés e não os seus pés devem se adaptar aos sapatos.
Fonte:
http://vidaequilibrio.com.br/a-saude-comeca-nos-pes
Compartilhar: